PALESTRA
Palestras da Associação Brasileira de Pilotos de Caça abrem semestre letivo na EPCAR
Iniciando o segundo semestre letivo na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG), os Esquadrões Thunderbolt, Xavante e Black Hawk participaram, no dia 28/07, de palestras apresentadas por membros da Associação Brasileira de Pilotos de Caça (ABRA-PC). Durante as conferências, os Alunos da Nascente do Poder Aéreo puderam conhecer mais a fundo essa área da aviação militar tão importante para o país, sobretudo para a manutenção da soberania do espaço aéreo brasileiro. Os temas do encontro foram a história da Aviação de Caça, além da rotina e a vida operacional dos “Caçadores”, como são chamados os seus pilotos.
Os responsáveis por ministrar as palestras foram o membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Pilotos de Caça, Tenente-Brigadeiro do Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes; o integrante do Conselho Fiscal da ABRA-PC, Tenente-Coronel Aviador Alfredo Salvatore Leta; e o membro do Terceiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação - Esquadrão Flecha, Tenente Aviador Matheus Fernandes Celestino. O Presidente da ABRA-PC, Brigadeiro do Ar Teomar Fonseca Quírico, e o Diretor da Associação, Tenente-Coronel Gilberto Pedrosa Schittini, também estiveram presentes e compartilharam com os Alunos suas experiências e conhecimentos.
Além da Aviação de Caça, lições de vida
O Presidente da ABRA-PC destacou o propósito das palestras realizadas na EPCAR, voltadas para aproximar os alunos da história e dos valores da Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira. “As palestras da ABRA-PC na EPCAR têm como objetivo aproximar os alunos da história, dos valores e do espírito da Aviação de Caça da FAB, despertando entusiasmo pela carreira que iniciam. Mais do que falar sobre aviação, buscamos transmitir princípios que servirão para toda a vida. E, ao compartilhar essas experiências, também renovamos nosso próprio entusiasmo ao ver o brilho no olhar dos futuros líderes da Força Aérea”, disse.
Impulso para os que sonham em ser Caçadores
Para o Aluno João Pedro Ferreira Urbano da Silva, do 3º Esquadrão, o ciclo de palestras confirmou o sonho de ser Piloto de Caça, desejo anterior ao ingresso na Escola Preparatória de Cadetes do Ar. “Na segunda semana de cursinho, pouco antes da pandemia, um Tenente Aviador — Caçador — foi dar uma palestra. Fiquei encantado. Ele transmitiu vibração, falou sobre a vida na Aviação de Caça e compartilhou seu sentimento com tanta intensidade que, naquele momento, meus olhos brilharam. Tive certeza de que era aquilo que eu queria. A partir dali meu estudo e meu esforço ganharam um verdadeiro significado”, revelou. A experiência compartilhada pelos palestrantes da ABRA-PC, segundo o Aluno Urbano, confere sentido às dificuldades enfrentadas diariamente na preparação para a Academia da Força Aérea (AFA).
“Mais importante do que saber para onde queremos ir, é reconhecer de onde viemos e valorizar essa trajetória”, destacou.
O Líder do Corpo de Alunos, Aluno Lucas Leite Silva, foi o responsável por agradecer aos integrantes da Associação Brasileira de Pilotos de Caça pela presença e por compartilharem suas vivências. “Achei as palestras muito interessantes e proveitosas, pois abordaram desde a rica história e tradições da Aviação de Caça até as características do Caçador e o funcionamento das operações militares”, destacou.
Para Lucas, iniciativas como essa são fundamentais na formação dos futuros Cadetes. “Estamos na EPCAR para nos tornarmos aviadores militares e conhecer mais sobre como poderemos exercer essa função é extremamente positivo seja por nos fazer vibrar ainda mais com a nossa Força, seja por ampliar nosso entendimento sobre como ela atua”, concluiu.
O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, esteve presente durante a manhã de palestras. Ao final, em forma de agradecimento pela contribuição da Associação, presenteou os membros com um quadro que representa essa área da aviação.
Em seguida, na Parada Diária, o Corpo de Alunos desfilou em continência ao Tenente-Brigadeiro do Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes ao som da Canção da Aviação de Caça (Carnaval em Veneza).
Fotos: EPCAR